quinta-feira, novembro 24, 2005

A minha filha (parte 2)..........

A minha filha trouxe, entre outras coisas, algo à nossa vida que por vezes nos esquecemos: um olhar diferente sobre a mesma. As situações nunca são como nós, os adultos, julgamos. Existem outras perspectivas que não devemos desprezar. Podem acontecer coisas, que nós adultos, não fazemos ideia, tais como: ter bruxas escondidas na despensa; bichos estranhos dentro do prato da sopa; cócegas só de falar nelas; etc..
Passamos a ter alguém que vê a vida de ângulos, que para nós não fazem sentido. No mundo dos adultos só encontro um paralelo…bom, era para falar de política…mas isso é para outros blogs, por isso…
De qualquer forma, eis algumas situações que nos mostram como é o mundo visto por uma criança de 5 anos:

- Olha para a lua e vê como está bonita. É noite de lua cheia. – digo-lhe.
Depois de olhar longamente para a lua interroga-me:
- E está cheia do quê?

Durante a estadia do meu sogro e enquanto brincavam ao susto:
- Não te mexas porque tens um bicho grande nas costas. – diz-lhe o meu sogro.
Depois de gritar e aperceber-se que era mentira, responde ao meu sogro:
- Não te mexas, tens a avó atrás de ti.

– O António é o meu namorado.- diz-me ela.
- Aquele feio que eu já vi a comer cocó do chão? – digo eu para implicar com ela.
- Não. Aquele que tem uma mãe que tu dizes que é muito boa. - diz ela com uma ingenuidade assustadora.

Ao fim da tarde:
- Pai, porque é que tu quase nunca vens às piscinas connosco?
- Porque eu não cheiro tão mal como vocês, que precise de tomar banho assim tantas vezes.
- EU NÃO CHEIRO MAL.
- Então porque é que vais tantas vezes às piscinas com a mãe?
- PORQUE GOSTAMOS.
-Pois…… Está bem…..se achas que é por isso.
- PORQUE RAZÃO CHEIRA TANTO AO MEU PERFUME, AQUI NO TEU QUARTO? – pergunta-lhe, de manhã, a minha mulher, ao ver o seu caro frasco de perfume, vazio, em cima da cama da nossa filha.

- Mãe, posso levar um jogo para a escola?
- Não. Porque senão vem todo estragado.
- Pai, posso levar o jogo para a escola?
- Olha lá, aqui nesta casa quando um de nós diz que não, o outro não vai dizer o contrário. Tens que perceber isso muito bem. – ralho eu com ela.
- Mas porque é que não posso?
- A mãe já te disse, porque se o levares vais estragar isso.
- Em vez de levares isso para a escola, convida antes os teus amigos para vir cá a casa jogar contigo. – diz-lhe a minha mulher.
- Espera aí. Que amigos e a que horas? – pergunto eu à minha mulher.
- Os que ela quiser e nas horas que ela quiser.
- É este o jogo que queres levar para a escola? – pergunto eu à nossa filha, ao mesmo tempo que agarro nele e o enfio na sua mochila escolar.

- Olha lá pai. Como é que o pai natal sabe qual é a casa de todos os meninos?
- Sabes o aparelho que o pai tem no emprego que serve para indicar o caminho?
- Sim. O PS?
- Pois, esse também é um aparelho mas só indica o caminho para alguns. O aparelho de que eu estou a falar chama-se GPS. Todos os anos o pai natal pede-mo emprestado para não se perder.
- A TI???? O PAI NATAL PEDE-TE EMPRESTADO A TI??? TU CONHECES O PAI NATAL????
- Claro que sim, mas não contes a ninguém porque ele não quer que se saiba que já está velhinho e que já não se consegue lembrar das moradas dos meninos.
- MAS……. TU CONHECES O PAI NATAL????? QUANDO É QUE ELE VEM FALAR CONTIGO???
- Veio ontem.
- ONTEM???? MAS……ONTEM???? E……..AI……AI……TENHO QUE IR FAZER CHICHI…..
E assim se faz feliz uma criança…