terça-feira, maio 16, 2006

Mais um post perdido....

Eis o post do dia 2 o qual ficou para aqui esquecido, estando agora já um pouco fora de época, mas como, por agora, a vontade não é muita, aí vai:
Escrito em 17 de Abril de 2006.
Lá se passou mais uma Páscoa. Eu, que sou ateu e não acredito nessas tretas da Quaresma e dos sacrifícios….Pumba!!! Toca a passar a Páscoa com os sogros que é para sentir na pele toda a simbologia da época.
Eis um diálogo que exemplifica bem o que tive que aturar:
- Então não queres vir à missa com a avó? – pergunta a minha sogra, pela vigésima vez, à nossa filha.
- Não gosto de missa. Não posso falar, nem brincar, nem correr, nem pintar, nem nada. A missa é boa é para o meu pai. Ele é que gosta de estar sossegado muito tempo. – responde-lhe ela.
- É assim que vocês ensinam a vossa filha a ser religiosa? Isto são influências desse ateu, que é o teu marido. – diz a minha sogra para a minha mulher.
- Não me elogie, que isso faz-me impressão. – digo-lhe eu.
- Achas que isto é um elogio? Deixa estar que quando esta pobre criança se aperceber do mal que vocês lhe estão a fazer….Nunca mais vos vai perdoar. – diz ela irritada, o que me deixou muito satisfeito.
- Mãe, não digas parvoíces. A moça tem a liberdade de pensar por si e de tomar as decisões que entender relativamente à sua religiosidade. Se lhe queres mostrar a tua religião, nenhum de nós o vai impedir, pois não, querido marido? – diz a minha mulher, sublinhando bem a parte que me era dirigida.
- Claro que não. Apenas a vou ensinar a questionar tudo o que lhe digam, sobre toda e qualquer religião. Ela, depois, que tire as suas conclusões. - respondo eu, virando-me depois para a minha sogra - A sua filha sempre foi religiosa e eu nada fiz para contrariar isso….excepto naquela parte de ter relações antes do casamento…