quinta-feira, dezembro 30, 2004

Curtas da vida de casado.....

Antes de partir para passar o Natal em casa dos avós:
- Filha, só nos vamos embora depois de arrumares o teu quarto.- diz-lhe a mãe.
- Mas eu não consigo arrumar sozinha. Está muito desarrumado.
- A mãe está farta de te ajudar a arrumar os teus brinquedos. Para além disso, tenho que ir fazer as malas para irmos embora. Por isso quero que arrumes, sozinha, os brinquedos.
Vira-se para mim e diz-me:
- Pai. Queres brincar comigo a uma coisa muito gira?
- Olha lá, ó melga. A mãe não te mandou arrumar o quarto?
- Siiiim…. Mas ouve o que eu quero dizer. É assim: Quem me ajudar a arrumar o quarto é um príncipe. Está bem pai?
- Olha lá, mas tu pensas que eu sou o quê? Eu não quero ser nenhum príncipe.
- Poça. Mas podias ser só um bocadinho pequenino.
- Deixa-te de tretas e toca a arrumar os brinquedos no sitio, senão ainda vamos embora e passas o Natal aqui sozinha.
- Eu sei que se eu ficar tu também ficavas, porque estás farto de dizer que querias ficar aqui o Natal.
- Mas tu não achas que andas a ouvir coisas a mais? Chega de conversa e toca a despachar.
- Olha, tive uma ideia. Vamos brincar aos pais e às mães. Eu sou a mãe e tu és o pai.
Enquanto eu sorria e me preparava para terminar com aquilo, ela sai-se com esta:
- Olha lá para isto tudo desarrumado.... Ai ai ai. Já estou farta de te dizer para não deixares as tuas coisas espalhadas pela casa. Depois tenho que ser eu a arrumar tudo sozinha. Vá. Ajuda-me já a arrumar isto tudo, porque eu não sou tua criada. Ouviste?

A caminho da nossa casa:
- Pai, quando é que chegamos a casa?
- Filha, ainda agora saímos de casa das avós.
- E ainda falta muito?
- Sim filha, ainda falta muito.
Passados dez minutos:
- Pai, quando é que chegamos a casa?
- Filha, se adormeceres chegamos a casa mais depressa.
- Porquê?
- Porque quando tu adormeceres, eu ponho o carro a voar.
- A VOAR…….
- Sim, mas para isso tens que dormir.
- Porquê?
- Olha, porquê. Porque é assim que funciona.
- É para os meninos não se assustarem quando estão a voar, pai?
- É isso mesmo. Ainda bem que tu consegues desenrascar tão bem o pai. Agora que sabes o porquê, toca a dormir.
- E quando estivermos a voar, acordas-me? Eu prometo que não me assusto.
- Não posso, porque isto só funciona quando tu estás a dormir. Assim que acordares o carro aterra logo.
- Poça. É sempre o mesmo. Nunca mais sou grande para poder ver, todas as coisas giras que tu dizes que acontecem quando eu estou a dormir: o pai natal… a fada das unhas... Agora também não durmo, que é para vocês não voarem sem eu ver. Pronto.