domingo, junho 11, 2006

Anestesia Geral......

Começou na Sexta feira a anestesia geral, e não estou a falar do mundial de futebol. A nossa filha foi passar uma semana a casa da minha cunhada, em Grenoble, França, o que põe quase tudo, da minha vida, para segundo plano.
Tudo começou com uma “ingénua” pergunta da minha sogra ao telefone:
- Posso levar a minha neta a França à primeira comunhão do meu neto?
- Só se prometer que depois a deixa ir comer a hóstia. – respondo eu.
- (suspiro profundo) Tens a certeza que a tua mulher não está em casa?
- Claro. Acha que eu lhe ia mentir?
- (suspiro profundo)
- Com quem é que estás a falar? – grita a minha mulher da casa de banho.
- É a televisão. – respondo eu tapando a boca da nossa filha para que ela não me denunciasse, mas sem ter mãos suficientes para tapar o bocal do telefone.
- Mas tu nunca mais ganhas juízo? Mas como é que a minha filha foi casar com....com.....com... – começa a minha sogra a disparatar.
- Mulher, a tua mãe está ao telefone e pensa que a nossa filha pode faltar à escola para ir numa viagem de 24 horas de camioneta só para ir assistir a uma missa. – grito eu, enquanto passo o telefone à nossa filha para que ela se convença que não sou o único a dizer asneiras na família.
- O que é que tu já arranjaste? – pergunta-me a minha mulher, ainda com as calças na mão.
- Avó, o meu pai não é um %&$#$ e essas asneiras são muito feias. – diz zangada a nossa filha ao telefone.
A minha mulher tira-lhe o telefone enquanto eu abano a cabeça mostrando o minha desaprovação pelo que se está a passar.
- Sim mãe, sou eu.....acalma-te.....sim eu sei.....é um grande parvalhão....mas diz lá o que se passa........sim.........hmmm......sim........ok. Está combinado.....Adeus. – diz desligando o telefone.
E pronto, por mais que eu lhe falasse da importância da pré-primária na sua educação, bastou à mocita, saber que iria faltar uma semana à escola para tomar a sua decisão final.
Para piorar as coisas calhou-me a mim levá-la a casa da minha sogra. Ou seja, não é que eu seja uma pessoa muito emotiva (consigo ouvir discursos políticos sem derramar uma única lágrima) mas......ver a minha filha a partir....dentro de um autocarro......e ver os dentes da minha sogra, a dizerem-me adeus até me perderem de vista, é uma visão que me vai atormentar até ao fim da minha vida.