sábado, julho 17, 2004

A minha filha e os telefonemas……

A minha filha acabou de descobrir o prazer de estar ao telefone, felizmente não percebe ainda como é que se telefona, mas ai de quem tente atender uma chamada antes dela. Fica amuada durante uns minutos. Para a minha mãe é uma maravilha, se dantes me telefonava três a quatro vezes por semana (com conversas extremamente interessantes sobre o tempo por aqui e o que tinha sido o meu jantar) nunca conseguindo falar com a minha filha, ouvindo sempre um redondo NÃO sempre que o tentava. Agora telefona todos os dias e quando a minha filha não atende, porque está a brincar e não ouviu o telefone, ou porque está em casa de uma amiga, é logo: “PORQUE É QUE NÃO DEIXAS A TUA FILHA ATENDER O TELEFONE?” Tento reter o instinto de desligar e digo calmamente: “Porque ela está de castigo amarrada no sótão (o local da casa do qual a minha filha tem pânico por ser escuro e estar cheio de aranhas) e só de lá pode sair daqui a três dias.” “És mesmo parvo.” E desliga ela o telefone. Mas já sabemos que dali a meia hora ela volta a tentar. Não sei onde é que a minha filha vai buscar a paciência para falar com ela, eu não a tenho, penso que são os genes da mãe (esta tem sempre assunto para conversar). No entanto a sua paciência tem limites e passados cerca de dois minutos lá vem ela com o telefone passando-mo sem a minha mãe se aperceber, pelo que continuo a fazer ruídos durante mais uns minutos para a não desiludir. Quando já estou farto, finjo que ela desligou o telefone sem querer e pronto, assunto resolvido.
Mas a grande vantagem de deixar a minha filha atender os telefonemas é esta:
- Está sim?
- Qê fala?
- Estou a falar para a casa do senhor fulano?
- Qê fala?
- O teu pai está?
- Qê fala?
- Diz-lhe que daqui é da empresa x.
- Qê fala?
- É a Sónia, o teu pai está?
- Conheche o lobo mau?
- O teu pai está em casa?
- Eu goto do chelhek. Ma não goto do lobo mau.
- Sim querida, eu também gosto do shrek, mas precisava de falar com o teu pai ou a tua mãe ou com alguém grande que esteja aí na tua casa.
- Manhã vou à minha cola. A minha cola nova é muita gira. Também anda na cola?
- Estás sozinha?
- Não digo. Tu tá sozinha?
- Porra, não está aí ninguém grande.
- Pola é malcliado. Vou esclever no quadlo do não gotei que a Sónia disse uma palavla malcliada.
(pausa…ouvindo-se em fundo “Nããããooo goooteiii qua Sónia dichesseeeee pooolaaaa. Já tá.”)
- Já esquevi.
- Tuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu.
- Pai a Sónia deligou o telefone. É malcliada.
- Sim filha, vai escrever no quadro do não gostei - digo-lhe eu do outro telefone.