sexta-feira, novembro 19, 2004

A minha filha (parte 2).....

Nos primeiros tempos quem mandava na casa era ela, tudo era feito de acordo com as suas necessidades, mas sempre que ela sorria todas as nossas lamúrias desapareciam. Agora, ainda pensa que manda, mas como os sorrisos já não são suficientes tenta outras tácticas: ainda ontem, andava toda contente a correr e a saltar pela casa, enquanto a mãe lhe pedia para ela ir lavar os dentes para depois a ir deitar. Ela chegou-se ao pé da mãe e disse-lhe: “Olha que eu sei karaté. Por isso eu vou para a cama quando quero.” Acho que saídas assim não devem ser castigadas. Mas pronto, se eu dissesse alguma coisa também sofria, por isso optei por ficar calado, mas mesmo assim ainda tive que ouvir: “E tu escusas de estar para aí a rir que eu sei de onde é que vêm estas coisas.” Porra, eu se visse a minha mulher a rebolar no chão a rir, ficava feliz por ela estar tão contente, mas isso sou eu que só penso na sua felicidade.
Ser pai é assustador, desde que ela nasceu nunca mais voltei a sentir aquela paz que sentia antes, mas ao mesmo tempo existem muitos momentos maravilhosos. Já começou com os “namorados” e eu já comecei com as minhas histórias de como os meninos são todos maus, e só pensam em puxar cabelos e estragar os brinquedos das meninas, entre outras. De qualquer forma, não trocaria o facto de ser pai com qualquer outra coisa. Aliás, isso é o que mais me assusta, o facto de existir a possibilidade de deixar de ser pai.
Bom, mas deixemo-nos disso e para mostrar que ser pai, ou mãe, tem as suas vantagens, deixo uma pequena lista com algumas delas para que, quem sabe, possa inspirar alguns mais reticentes:
* Podemos libertar gases à vontade e culpar a criança (infelizmente a partir de uma certa idade deixa de funcionar e é ela a primeira a nos acusar)
* Temos alguém que assume que tudo o que dizemos é a mais pura das verdades. Mesmo quando lhe digo que ela nasceu uma sereia e que nós é que pedimos à fada para a transformar numa menina, mas com a condição de que ela só dava beijinhos a meninos se o pai dissesse que podia, senão…...
* Ao fim de semana, não dorme a sesta sem ser comigo.
* Tem o meu sentido de humor.
* Tem brigas com a mãe por causa da roupa, o que deixa ambas cansadas e a mim descansado.
* De certeza que está destinada a grandes feitos, não digo que vai mudar o mundo, porque estaria a exagerar, mas vai, com certeza mudar muitos mundos. Afinal, se teve capacidades para mudar o meu, como é que não pode mudar o dos outros?
* É a minha filha e diz-me que eu sou o homem mais bonito do mundo. AAAH. ISTO É PARA AQUELES QUE JULGAM QUE SÓ ELES É QUE SÃO IMPORTANTES.

Bom, podia pôr para aqui muito mais coisas, mas já não tenho espaço para mais baba aqui em casa.