sexta-feira, fevereiro 24, 2006

Aventuras......

- Pai. Estamos perdidos......
- Pois estamos.....e eu estou tão cansado....não sei se aguento muito mais..... - digo, com a língua de fora e a perder o equilíbrio - Boa noite Dona Angelina - respondo eu, ao cumprimento que a senhora me fez.
- Coragem pai. Vamos, de certeza, conseguir sair daqui.
- Não sei...já viste o que nos espera mais à frente!!??? - digo, desesperado.
- Não. O que achas que é aquilo?
- Um grande e perigoso rio...... - respondo-lhe - Pois, cá estamos Sr. Mendes - respondo ao abanar de cabeça que o homem me dirigiu.
- Aiai, tenho medo....Achas que vamos conseguir passar.
- Não sei..... Dá-me a mão para atravessarmos os dois ao mesmo tempo. Estás pronta? - pergunto-lhe confiante.
- Sim, estou. - diz-me ela enquanto me aperta a mão com força.
- Espera, deixa o carro passar........... Vamos então.
- CUIDADO PAI. ESTE RIO TEM CROCODILOS....DEPRESSA, VAMOS ATÉ À MARGEM....NADA PAI.
- Poça, foi por pouco. - digo arfando - Então, ainda por aqui na rua com este frio, Dona Maria. - respondo eu ao olhar estranho que a senhora me envia.
- Olha!!! Está ali um monstro deitado e temos que passar por ele.
- Pois está. Vamos....muito devagarinho....cuidado.....não o pises. CUIDADO ESTÁ A ACORDAR.....CORRE....- grito eu desesperado - Pois é, estas crianças, sabe como é! - respondo eu, aos sorrisos amarelos do Sr. Francisco.
- Conseguimos passar. Boa pai. Estamos quase a chegar.
- Quase??? QUASE???? ESTÁS A GOZAR COMIGO??? REPARA QUE AINDA TEMOS QUE PASSAR POR AQUELA SELVA CHEIA DE LEÕES E COBRAS ANTES DE CHEGAR À NOSSA CASA. - grito de desânimo - E eu não sei se consigo.... - termino desolado.
- Consegues pois. Eu estou aqui para te ajudar. - responde-me ela, dando-me a tão necessária confiança que eu precisava.
- Olha, e ainda temos que passar por aquele rio grande!! - continuo eu.
- Mas tem uma ponte. Não te preocupes e bebe um pouco desta minha água mágica. - diz-me ela passando-me o seu "cantil" onde supostamente está a tal água mágica.
- Blargh....sabe a sopa da mãe....prefiro ficar com sede. - respondo eu, enquanto "cuspo" a sua água mágica no meio de horríveis caretas.
- hihihihihi.....Anda, vamos passar a ponte. - diz ela enquanto me dá a mão.
- Sim, mas espera que aquele carro passe.
- Está bem.
- Vamos. - digo-lhe enquanto passamos - Já está. Agora só falta passar por esta selva para chegarmos a casa.
- Olha. Ali estão os leões. Tenho medo..... - diz-me sussurando, enquanto se encolhe.
- OLHA ALI UMA COBRA ENORME....FOGE.....CORRE....- grito-lhe enquanto começo a correr e ela vai ficando para trás.
- PAI ESPERA POR MIM....MAU....NÃO ME DEIXES AQUI SOZINHA NA SELVA.- grita ela desesperada.
- CORRE. - grito-lhe - FORÇA....ANDA TER COMIGO.....VÁ, NÃO TENHAS MEDO....
- PORQUE É QUE ME DEIXASTE ALI SOZINHA NO MEIO DAS COBRAS. - grita-me, assim que chega ao pé de mim.
- Porque eu sei que tu és uma mulher valente, e que conseguias dar cabo do teu medo e defender-te de todos aqueles monstros, que lá estavam, sozinha, e sem a minha ajuda.
- Hmmmm...Então está bem. - diz ela cheia de orgulho.
- Chegámos....Poça, foi uma grande aventura. - digo, enquanto meto a chave na porta de casa.
- Pai, amanhã vamos outra vez a pé à biblioteca, e depois perdemo-nos outra vez? - diz ela, num tom suplicante.
- Sim, mas tem que ser por ruas onde não passem pessoas, para que a mãe não ouça, mais uma vez, que tem um marido assim.......Como é que te hei-de dizer isto?
- Assim tão divertido, não é pai? - diz ela enquanto me puxa para baixo e me dá um beijo, indo depois arrumar os seus sapatos e dirigindo-se depois para junto da mãe para lhe contar a nossa grande aventura.
- Sim, filha. É isso. Divertido. - termino eu, esquecendo-me do que raio é que eu lhe queria dizer e pensando que na próxima aventura, temos que levar umas botas, isto porque, no caminho para a biblioteca, existe uma enorme montanha para escalarmos.....No topo dela, tenho a certeza, existem muitos mundos por descobrir......